O Parque Nacional dos Campos Gerais, no Estado do Paraná, é uma Unidade de Conservação brasileira. Está localizado na região Centro-Leste Paranaense, abrangendo áreas dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí.
Possui uma área total de 21.500 hectares, e nele se abriga imensas formações rochosas, que impressionam por suas formas em campo de pradarias verde. Também pode ser observado ao longo do parque pinturas rupestres.
Representa uma paisagem típica da associação entre a Floresta com Araucárias e os campos naturais, de grande beleza cênica. Combina uma área expressiva da floresta com os últimos remanescentes de campos.
Abriga sítios arqueológicos importantes e formações geológicas singulares. Guarda a memória do tropeirismo, período importante da história regional. Protege nascentes de rios importantes como o Tibagi e o Ribeira.
O Parque Nacional foi criado pelo decreto federal de 26 de março de 2006 com objetivos de preservar os ambientes naturais remanescentes, realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação ambiental e turismo ecológico.
O Parque é ideal para trilhas. Um dos seus mais conhecidos pontos turísticos é a cachoeira Buraco do Padre, tipo de anfiteatro subterrâneo com 30 metros de diâmetro, onde há uma queda d’água com 45 metros. Por suas paredes, plantas rupestres se proliferam.
Oferece a possibilidade de conexão com unidades de conservação já existentes na região, como o Parque Estadual de Vila Velha e a APA da Escarpa Devoniana.
* Wikipédia, a enciclopédia livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_dos_Campos_Gerais Acesso em 13 nov. 2013
* Ministério do Meio Ambiente - http://www.mma.gov.br/estruturas/202/_arquivos/folder_consulta11.pdf Acesso em 13 nov. 2013